Trombone

Fonte: Mercado Livre. Instrumento da fabricante Dolphin

O instrumento
O trombone é um aerofone da família dos metais. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.
Há duas variedades de trombone, quanto à forma:
Trombone de Pisto: Utiliza pistos mecânicos como o trompete.
Trombone de Vara: Possui uma válvula móvel, que, ao ser deslizada, altera o tamanho do tubo, mudando a nota. São várias as particularidades da vara:
-Faz com que o trombone apresente todas as notas dentro da sua extensão (é comum entre os instrumentos de pisto um "buraco", isto é, notas ausentes na região grave).
-Deixa o timbre do instrumento mais homogéneo em todos os registros, já que o ar não muda de caminho, apenas aumenta ou diminui o percurso.
-É mais adequada para realizar efeitos como o glissando. -Requer um maior cuidado com a afinação.
A família do trombone apresentava originalmente os instrumentos Soprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo. Com a evolução da música, alguns tipos foram sendo abandonados.Na atualidade utilizam-se muito frequentemente o trombone Tenor-Baixo, em Fá - Si bemol, e modelos dotados de válvulas mecânicas acionadas com a mão esquerda.
História
De todos os instrumentos da orquestra o trombone foi o primeiro a adquirir a forma que tem hoje. O trombone apareceu em meados do séc. XV, derivado de modelos graves da trompete pela adição de uma vara deslizante em forma de U. Os exemplares mais antigos preservados até hoje datam 1551.Trombone derivado de trompa (que significa trompete, em italiano) através da adição do sufixo aumentativo one; trombone é portanto, etimologicamente, grande trompete. Nos primeiros tempos além de trombone usa-se também (a partir de 1466) o nome sacabuxa, frequentemente sob a designação trompette saqueboute ( literalmente "puxa a ponta"), em inglês abreviada para sackbut.Os trombones primitivos tinham campanas em forma de funil, o que se manteve até ao séc. XVIII, altura em que se alargaram mais . Também as paredes do tubo eram mais finas nos trombones mais antigos. Mas o mecanismo da vara deslizante hoje usado é o mesmo desde o séc. XV.No fim do séc. XVI eram construídos trombones em três tamanhos: o alto em Fá2 (em Si1 com a vara toda distendida), o tenor em Si b (em Mi, vara distendida) e o baixo em Mi b, (que atingia o Lá). Deste modo, os três modelos formavam uma escala contínua.Desde essa altura o trombone tenor é o instrumento-tipo, e qualquer referencia ao trombone sem especificar o modelo refere-se a ele. Desde princípios do séc. XVII há tentativas para construir o modelo contrabaixo, mas tanto este como soprano caíram em desuso, ficando apenas o trio formado pêlos modelos alto, tenor e baixo.Durante o séc. XIX as principais inovações para trombone forem o aparecimento da vara dupla e a aplicação dos pistões.
Modelos
Os modelos mais utilizados hoje em dia são:
Trombone Tenor Bb calibre fino (.508" vara e 7-1/2" na campana), sem rotor para música popular. Também conhecido como "Cabeça de Gato" ou "Canela-Seca".
Trombone Tenor Bb calibre largo (.547" vara e 8.5" na campana), com ou sem rotor em F. Também conhecido como Trombone Tenor Sinfônico.
Trombone Baixo Bb Calibre largo (.562" vara e 9.5" na campana), com 2 rotores sendo um em F e o outro em Gb, e é ultilizado em ambos os estilos. Os calibres acima podem variar de acordo com o fabricante. Apesar dos três modelos acima serem em Bb, eles são bem diferentes por causa do seu calibre. O calibre muda muito o timbre do instrumento. O Trombone Baixo hoje em dia é fabricado em Bb, porém com um calibre maior que o Tenor Sinfônico, e com dois rotores que afinam em F, Gb e quando os dois acionados juntos afinam em D.Outro fato é que apesar do trombone ser conhecido por ter a afinação em Bb, a sua escrita é realizada em C, portanto o trombone não é um instrumento transpositor.
Return top