Oboé

Fonte: Site da Netinstruments.com

O Instrumento

O oboé é um instrumento musical de sopro da família das madeiras. Classificado como aerofone de palheta dupla, o oboé é produzido em madeira(normalmente ébano e jacarandá), sendo que alguns instrumentos mais novos sem sido feitos em plástico. O músico que toca o oboé é denominado "oboísta".

História

Os oboés foram incorporados à orquestra em meados do século XVII, quando desfrutou de grande popularidade entre compositores da época.
Alguns compositores se dedicaram à composição de concertos para oboé e orquestra e para oboé e cordas.

Oboé vem do nome francês hautbois, que significa madeira alta, devido ao seu registro agudo. Embora a pronúncia atual de hautbois se assemelhe a oboá, até o século XVII a pronúncia era oboé. Como o instrumento já havia se espalhado pelo mundo quando esta mudança ocorreu, o nome permaneceu assim em português e em algumas outras línguas. Pela mesma razão, em algumas línguas o instrumento é chamado de oboa.

Maneira de Execução

O oboé é um dos instrumentos de sopro mais difícil de tocas, pois requer respiração diafragmática. Para tanto requer um controle apurado do volume de ar expirado com o uso desta respiração, para produzir a nota com a pressão necessária.
Coloca-se a extremidade da palheta dupla entre os lábios, retraindo-os levemente para dentro da boca sem tocar nos dentes. O instrumentista deve manter um sopro contínuo entre as duas extremidades da palheta dupla, colocando-as assim em vibração, uma contra a outra (da mesma maneira que as bordas de uma folha dobrada vibram quando apertadas entre os dedos e sopradas). A vibração das duas canas coloca a coluna de ar existente dentro do oboé também em vibração, produzindo assim o som das notas musicais.

O Timbre

As notas graves do oboé são densas e ricas; as mais agudas, rarefeitas e penetrantes. O som do oboé é nasalado, caracteristicamente mais áspero (mais palheta) quando comparado com o timbre claro e aberto da flauta.
O oboé é considerado por muitos, além dum instrumento dificílimo, um instrumento com um som lindíssimo.

Extenção

O oboé tem uma extensão de notas menor que os outros principais instrumentos de sopro, mas é capaz de grande variedade de timbres e de estilos de tocar. Em melodias lentas, o oboé tende a soar melancólico. Mas o oboé pode executar melodias alegres, com um timbre cortante e mordaz.
A técnica apurada da embocadura e a respiração diafragmática permitem ao oboísta executar uma grande gama de expressões, efeitos dinâmicos e notas super-agudas.

INTERESSANTÍSSIMO: Devido ao seu timbre penetrante e ao fato de que é o único instrumento de sopro que não depende de regulagem para afinação, é o oboé que toca a nota Lá, antes de um concerto começar, para que todos os outros instrumentistas afinem seus instrumentos.
Return top