Clarinete

Fonte: Site da Eagle Intrumentos Musicais



O instrumento

O Clarinete é um instrumento musical de sopro feito por um tubo cilíndrico de madeira com a parte da boca em forma cônica. É contituído também de chaves, boquilha e uma única palheta.

Possui quatro registros:grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca esse instrumento é chamado de clarinetista

História

O Clarinete é descendente de um instrumento popular na europa, chamado chalumeau. Foi um dos últimos intrumentos a ser incorporarado na formação orquestral moderna.

O Timbre

O timbre da clarineta é muito diversificado. Na região grave, chamada de chalumeau o timbre é aveludado e cheio; no registro médio, há uma mudança fantástica, pois o timbre se torna brilhante e expressivo. Conforme o registro vai-se tornando agudo, o timbre vai-se tornando cada vez mais brilhante, e ganhando uma natureza humorística, sarcástica.


Fonte: Site da Eagle Intrumentos Musicais

Materiais para a contrução do intrumento:

Costuma ser fabricada de metal, ébano, granadilho, ebonite, e plástico.


Tipos de Clarinete

A família do clarinete é composta por vários instrumentos:
-Clarineta Sopranino . Em Láb - 1 oitava mais aguda que a requinta.
-Clarineta Requinta - Em Eb (Mib) ou em D (Ré) - 1 quinta mais aguda que o soprano. A Requinta em Ré é antiga e incomum hoje em dia.
-Clarineta Soprano (clarineta padrão) - o mais comum - geralmente afinado em C(Dó),Bb(Sib),A(Lá)
-Clarineta Basset - Em A (lá) - muito usado em concertos para clarinete em lá, sobretudo no concerto de Mozart e quinteto de Mozart, este clarinete atinge notas de mais graves além do registro usual da clarineta padrão.
-Clarineta Alto - Em Eb (Mib) - 1 quinta mais grave que o soprano
-Clarinete Baixo ou Clarone - Em Bb (Sib) - 1 oitava mais grave que o soprano
-Clarinete Contra-Alto ou Clarone Contra-Alto - Em Eb (mib), 1 quinta mais grave que o Clarone e 1 oitava mais grave que a clarineta-alto
-Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Contra-Baixo Modelo Leblanc - Em Bb (Sib), clarinete em metal, 2 oitavas mais grave que o soprano
-Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Conra-Baixo Modelo Selmer - Em Bb (Sib), clarinete com o dobro do tamanho do seu parente de metal, clarinete em ébano comum, 2 oitavas mais grave que o soprano.
-Clarinete OctoContra-Baixo - Em Bb (Sib) - Clarinete extraordinário, em metal, 3 oitavas abaixo do soprano, altura física: 2,76m.
Return top